O CURSO - APRESENTAÇÃO, OBJETIVOS DO CURSO E PERFIL PROFISSIONAL

A ENGENHARIA DE PRODUÇÂO

Na busca por oferecer um experiência do cliente impar atrelada a um eficiência no uso de recursos humanos, meio ambiente e financeiros, cada vez mais industrias de manufatura, empresas de serviços e setores administrativos recorrem a Engenharia de Produção para suportar decisões de capacidade produtiva, de cadeia de suprimentos, de tecnologia de processos, de desenvolvimento de produtos e processos e de estrutura organizacional. 

Com a função de projetar, implantar, operacionalizar, melhorar e manter sistemas produtivos de bens e serviços, a Engenharia de Produção recorre a conhecimentos de engenharia, matemática, física, ciências humanas e sociais para elevar a competitividade das empresas por meio de suas operações, seja ela de  manufatura, logística, atendimento, prestação de serviços ou mesmo backoffices.

No Brasil, a Engenharia de Produção tem como referência institucional a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).

MESTRADO PROFISSIONAL

Diferente do Mestrado Acadêmico que prepara um pesquisador e professor, o Mestrado Profissional tem a função de formar profissionais de alto nível de qualificação com uma visão prática da área em que atua, capazes de resolver problemas complexos por meio de método científico e conhecimentos especializados proporcionando uma visão mais ampla sobre questões teóricas e práticas da profissão. Mantendo o rigor científico de um Mestrado Acadêmico, ou seja, não sendo apenas uma atualização de conhecimento e sim exige um protagonismo do aluno quanto a pesquisa acerca do problema real. Por se tratar de um programa de pós-graduação stricto senso habilita o aluno para entrar em um Doutorado e se consolidar como pesquisador e profundo conhecedor da área de conhecimento de sua profissão. 

O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (MePEP/UNESP)

O MePEP/UNESP tem uma abordagem centrada no aluno, com um método de ensino baseado na solução de problemas reais e acompanhamento individual de seu desempenho. Com um corpo docente qualificado, experiente e com uma vigorosa produção científica, integra as vertentes acadêmica e profissional, favorecendo o aporte de conteúdos teóricos ao processo de reflexão das práticas profissionais e o desenvolvimento de competências essenciais para a análise e intervenção organizacional numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar. 

Direcionado a turmas fechadas, possui vocação para o autofinanciamento, aspecto explorado por iniciativas de convênios com vistas ao patrocínio de suas atividades, conforme orienta a Portaria da CAPES Nº 080, de 16/12/1998.

OBJETIVOS DO CURSO

  1. Contribuir para a elevação do nível de competitividade e produtividade do setor produtivo nacional, sejam elas empresas públicas ou privadas;
  2. Formar profissionais altamente qualificados em Engenharia de Produção, capazes de resolver problemas complexos de manufatura e serviços;
  3. Estreitar as relações entre Universidade-Empresas, favorecendo a produção de conhecimento técnico-científico voltado à competitividade organizacional.

2. Promover a melhoria da qualificação profissional que atua em Engenharia de Produção, em nível local, regional e nacional;

3. Contribuir com a inserção de profissionais altamente qualificados em área carente no país.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O MePEP/UNESP acredita que uma sólida formação acadêmica alinhada à prática pode contribuir para uma profunda transformação das empresas e do País. Para este propósito, o MePEP/UNESP forma Mestres em Engenharia de Produção com perfil: 

  • Capaz de resolver problemas complexos em operações de manufatura e serviços por meio de método científico;
  • Qualificado para suportar e tomar decisões baseadas em fatos e dados, com visão estratégica de operações;
  • inovador capaz de produzir valor para a sociedade, empresas e comunidade científica
  • Preparado para disseminar e construir conhecimento científico por meio de pesquisas estruturadas e com teor prático; e
  • Habilitado para ingressar no Doutorado.