Conheça as possíveis trajetórias para a carreira de um Engenheiro de Produção

A profissão de Engenheiro de Produção é uma das carreiras com maiores oportunidades no mercado de trabalho brasileiro, é dinâmica, inovadora e arrojada. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para o ano de 2020 era esperado que o Brasil tivesse quase 1,15 milhão de profissionais de engenharia para atender as demandas do mercado, porém de acordo com o mesmo Instituto há uma carência de profissionais. A falta de engenheiros não é devida à falta de profissionais formados, mas sim à falta de pessoal qualificado, profissional de qualidade.

engineer 4925140 1920

Esta pode ser uma ótima oportunidade para o profissional da área se destacar, investir em especializações e segmentos do mercado que sejam promissoras para o futuro. Diante disso, um ótimo caminho é através do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da UNESP. O diferencial do curso está na abordagem centrada no aluno, com um método de ensino baseado na solução de problemas reais e acompanhamento individual de seu desempenho. Com um corpo docente qualificado, experiente e com uma vigorosa produção científica, integra as vertentes acadêmica e profissional, favorecendo o aporte de conteúdos teóricos ao processo de reflexão das práticas profissionais e o desenvolvimento de competências essenciais para a análise e intervenção organizacional numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Acesse AQUI para saber mais sobre o curso.

Conheça as possíveis trajetórias para a carreira de um Engenheiro de Produção!

1) Multinacional: é uma área bastante desejada, principalmente para os recém-formados. Há uma diversidade de posições, tais como liderança, coordenação, gerência, diretoria. O profissional pode traçar sua meta e objetivo e construir sua carreira dentro da empresa (VOITTO, 2020).

2) Produção agrícola: neste setor os Engenheiros de Produção profissionais fazem o processamento industrial e cuidam da comercialização e distribuição dos produtos (UNICESUMAR, 2017). A agroindústria é um dos ramos que mais cresce no Brasil. Segundo dados divulgados pelo CEPEA USP, o PIB do agronegócio cresceu 6,6% em 2020 quando comparado a 2019 e em valores monetários que chegou a quase 2 trilhões, mostrando dessa maneira que é uma ótima área para os profissionais, pois é um ramo que só cresce.

3) Engenharia do trabalho: é um ramo bastante valorizado. A função do Engenheiro de Produção é administrar a mão de obra para a produção de produtos da empresa. Assim, é necessária “uma análise geral no mercado, avaliando os principais custos, as instalações para realizar a execução do trabalho e também os prazos para que o mesmo possa ser feito. Então, a função desses profissionais na engenharia do trabalho é fazer o planejamento, controle e análises para evitar erros” (UNICESUMAR, 2017).

4) Ambiente Acadêmico: possibilidade de um engenheiro de produção multiplicar seu conhecimento. Com a profissão em alta muitos cursos são criados para desenvolver e capacitar novos profissionais. Universidades precisam de professores com as devidas competências da área.

student 2052868 1920

5) Empreendedorismo: o Engenheiro de Produção tem a habilidade de ter uma visão holística do processo, isso vai desde o processo de suprimentos ao processo de definição estratégica, de gestão interna da organização, a mensuração dos recursos necessários para alcançar o resultado, e isso ajuda a desenvolver a competência empreendedora. É uma ótima oportunidade para quem quer ser dono do próprio negócio.

As oportunidades são muitas! Por ser um campo de trabalho em que inovação, tecnologia, poder de comunicação e dinamismo são pontos chave, o profissional que consegue desenvolver essas habilidades se destaca no mercado de trabalho.

Aproveite as oportunidades do mercado e conheça mais sobre o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Unesp clicando aqui.

Fonte:

CEPEA USP