Engenharia de Produção: um mercado em constante crescimento

Em empresas onde as operações são fonte de vantagem competitiva, a Engenharia de Produção é o elo para um desempenho operacional que proporciona uma melhor experiência do cliente (aumentando o valor agregado) aliado a maior eficiência de processos de manufatura e serviços.

O Engenheiro de produção é um profissional que tem capacidade e qualificação de atuar no desenvolvimento de projetos e conduzir processos que envolvem pessoas e equipamentos, além disso tem uma visão global do processo produtivo indo de ponta a ponta da cadeia econômica de uma organização.

mepep engenharia producao unesp ok

É uma profissão que está em constante crescimento, segundo o Professor e Doutor Carlos Eduardo Sanches da Silva da Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO “os últimos dados levantados pela associação, por meio de números divulgados pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2018, 100 mil profissionais de Engenharia de Produção entram no mercado de trabalho todos os anos” (COMTEMPO, 2019) e o futuro revela um caminho próspero para esse profissional. Além disso, Silva diz que a atuação do engenheiro de produção vai além da indústria de manufatura, uma vez que podem atuar na saúde, cargos governamentais, agronegócios, pode ainda trabalhar para pequenas e medias empresas, um grande grupo industrial, fábrica ou laboratório, ser empreendedor na área.

Um artigo publicado pela Seleção Engenharia (2019) diz que o mercado profissional apresenta muitas oportunidades, porém é preciso desenvolver algumas qualidades e habilidades, tais como versatilidade e domínio de habilidades técnicas e gerenciais, qualidades organizacionais e relacionais que permitem gerenciar o trabalho das equipes e as relações com os contatos internos e externos à empresa, deve ser dinâmico e receptivo a situações imprevistas, capacidade de trabalhar em equipe e ser pedagogo para o treinamento da equipe pela qual é responsável.

mepep engenharia producao unesp2

Mestrado Profissional em Engenharia de Produção

Assim, se você é um profissional do mercado de Engenharia de Produção e procura soluções de problemas complexos, quer ser capaz de avaliar, desenvolver e implementar estratégias de operações em manufatura e serviços com impacto na estratégia do negócio, abrangendo decisões em processos, tecnologia e pessoas, o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da UNESP é um excelente aliado.

mepep engenharia producao unesp3

O curso destaca-se pela excelência na aplicação de conceitos, técnicas e ferramentas da Engenharia de Produção com profunda abordagem analítica e quantitativa para solução de problemas que vão desde o operacional ao estratégico em manufatura e serviços. A alta qualificação do MePEP/UNESP vem da aplicação de conhecimento e método científico em problemas reais das empresas, e que garantem resultados expressivos para a empresas e discussões relevantes para pesquisas em Engenharia de Produção.

Venha conhecer o curso e não perca a oportunidade de se ter um diferencial no seu currículo para atuação no mercado de trabalho! Acesse: https://mepep.feg.unesp.br

Fonte das informações:

COMTEMPO, 2019: https://revistacomtempo.com/2019/10/07/o-futuro-e-prospero-para-o-engenheiro-de-producao/

Seleção Engenharia (2019): https://selecaoengenharia.com.br/blog/quais-as-oportunidades-de-trabalho-para-engenheiro-de-producao-no-brasil/